Espécie favorita de lírio em todo o mundo, o lírio “Monalisa” tem uma aparência exótica com flores de cor rosa com manchas brancas nas bordas e têm pétalas elegantemente curvadas para fora, dando um ar de feminilidade a planta. É muito perfumada e possui flores enormes. Seu porte é relativamente pequeno e, portanto, excelente para a cultura em vaso. É extremamente bonito e muito resistente. Suas flores são enormes em relação ao tamanho da planta. A coloração é maravilhosa, e as flores cobrem apenas a metade superior da haste. Borboletas e beija-flores adoram os Lírios Monalisa deixando o visual do seu jardim ou varanda ainda mais com cara de natureza.
Lírio Monalisa é um dos mais populares tipos de lírios para jardins, pois estão entre os mais fáceis de plantar e realizar a manutenção. Além de ser muito resistentes, não precisam de estaqueamento e muito espaço, e não são exigentes com o solo, desde que seja bem drenado. Ideal para plantar no jardins perenes, em recipientes ou uso como flores de corte. São de hábito robusto e não necessitam de qualquer suporte. Ideal para jardins muito expostos.
Características da Planta
- Tamanho: 16-18cm • Resistência: Zonas: 3-9
- Tipo de raiz: tuberosa
- Flor: Lílas/Branco e rosa
- Folhagem: Verde
- Florada: julho
- Exposição: pode ser de pleno sol a sombra parcial
- Altura: 20 cm
- Espaçamento: 6-8 cm entre plantas
Reprodução
Basta separa o bulbo de uma planta sadia, que deve ser dividida a cada três ou quatro anos, usando uma faca ou tesoura bem afiada e limpa, e proceder da seguinte maneira:
- Cavar um buraco seis centímetros de profundidade em uma jardineira, vaso ou canteiro;
- Inserir o bulbo no buraco, deixando a ponta para cima, apenas uns cinco centímetros permanecerá fora da terra;
- Cubra com terra até a planta ficar bem presa, regue com água.
Dica: Plante sempre na primavera, depois de a terra aquecer, dê preferência em plantar no período da tarde, em um dia ensolarado.
Irrigação
A hidratação deve ser frequente e profunda em qualquer solo bem drenado, no sol ou na sombra parcial, e para a alimentação da planta use amplo material orgânico, feito através de plantas e capim da estação, dando assim uma cobertura morta para manter as raízes bem nutridas e úmidas.
Poda
Esta espécie é uma das poucas flores que podem ser deixadas no chão durante o inverno e continuam a florescer ano após ano, em Julho. Podem ser podadas, mas não retire muito caule e folhagem com a flor, uma vez que estes são necessários para o crescimento da planta no próximo ano.
Adubação
Como o lírio Monalisa é resistente indicamos utilizar uma quantidade reduzida de adubo, e quando usar sempre prefira os líquidos e aplique apenas um terço do que há prescrito na embalagem do produto.
Pragas
Poucas são as pragas que infestam esta espécie de planta, o mais comum é o pulgão, que pode ser combatido com uma solução homeopática à base de canela e pó. Misture um pacote de cem gramas de canela em pó em um litro de água fervida, deixe descansar de um dia para outro e aplique sempre a noite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário