Origem
O copo-de-leite é originário da África do Sul e pode ser encontrado naturalmente à margem de lagos. Apesar de ser bastante adaptável ao clima tropical, essa flor gosta de temperaturas um pouco mais baixas, suportando o frio de 4 graus. No entanto tornam-se bastante intolerantes ao tempo muito quente do verão brasileiro.Características
O copo-de-leite nativo é branco, mas inúmeras técnicas de reprodução criaram variedades de flores com outros tons. Na floricultura estão disponíveis flores de cor amarela, laranja, roxa, vermelha e rosa.Ele é considerado uma das flores de corte mais populares para a decoração de casamentos e em buquês de noivas, pois, além da beleza das flores, suas folhas têm um tom verde brilhante que fazem belos arranjos florais.
A planta do copo-de-leite é perene, ou seja, pode florir por vários anos. Ela pode chegar até a um metro de altura e é considerada uma planta rústica (pode ser mantida com poucos cuidados). Somente suas flores exigem uma manutenção mais atenta, já que, apesar de durável, o copo-de-leite é perecível por conter pétalas altamente sensíveis.
Significado
O principal significado das flores de copo-de-leite é a pureza, e essa é uma das razões pela qual ele é tão popular em cerimônias de casamento, representando a castidade e a santidade da união matrimonial.Como cultivar
O plantio de copo-de-leite pode ser feito em solo comum misturado a matéria orgânica. A terra deve estar sempre úmida, mas não encharcada, imitando as condições encontradas junto a lagos e rios. Isso vale tanto para os canteiros de jardins quanto para as flores no vaso. A reprodução pode ser feita por sementes ou por touceiras de flores plantadas.A planta deve ficar em locais muito bem iluminados quando a temperatura ambiente for relativamente baixa, mas é recomendável colocar o vaso à meia sombra ou proteger o canteiro com alguma cobertura durante os meses mais quentes.
A rega deve ser regular, mas apenas o suficiente para manter a terra úmida, e deve-se evitar molhar as folhas e as flores. Somente o solo deve receber água diretamente. Outra recomendação comum é lavar os brotos ou raízes retirados da planta mãe antes de serem replantados em outros vasos ou em novos canteiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário