domingo, 18 de outubro de 2015

Cultivando a orquídea olho-de-boneca


Originária da China, Índia e Malásia, a Dendrobium fimbriatum é conhecida popularmente como orquídea olho-de-boneca. Suas flores, de 5 a 8 cm de diâmetro, possuem cor amarelo vivo, de beleza chamativa. Sua pétala diferenciada tem mácula em marrom bem escuro e as bordas finamente recortadas, lembrando um tecido desfiado. De frente, a flor se parece com a mamangava, vespa enorme e barulhenta que poliniza as flores do maracujá.  

ILUMINAÇÃO
 A maioria das orquídeas gosta de sombra filtrada, e a orquídea olho-de-boneca não é diferente. Se não puder plantá-la em um tronco de árvore, deixe-a em local sombreado, porém bastante iluminado.  

REGA
 Orquídeas não precisam de muita água. Se estiverem plantadas em tronco, regue apenas quando o clima estiver seco. Se estiverem em vaso, certifique-se que o vaso tem boa drenagem e regue uma vez por semana. 

ADUBAÇÃO A adubação pode ser feita em várias etapas: para floração, reposição de nutrientes para crescimento da planta e para dar maior teor de elementos orgânicos para as raízes.  

1 - Compre adubo foliar ou fertilizante para orquídeas.

2- Dilua em água seguindo a proporção indicada no rótulo.

Dica: Nunca faça uma mistura mais forte do que o indicado no rótulo. Fertilizante demais pode causar o efeito contrário do desejado e acabar deixando a planta mais feia. Então, misture na proporção correta ou um pouco mais fraco que o indicado.

3-Coloque a mistura em um pulverizador e borrife sobre as folhas.

Dica: Use fertilizante ou adubo quando a planta estiver SEM flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário