segunda-feira, 22 de junho de 2015

Leucospermum conocarpodendron


Leucospermum Conocarpodendron 
Família: Proteaceae

Leucospermum conocarpodendron é um arbusto em forma de árvore, 3-5 m de altura e 3-6 m de diâmetro, com formato denso e arredondado e muitas vezes com uma forma retorcida e dobrada. Ele tem um único tronco principal, com 15-40cm de diâmetro, coberto com uma casca de 3-5cm de espessura. As hastes de floração são rígidas e cobertas com uma camada de pelos sedosos. As folhas são sésseis e têm um ápice arredondado, com dentes. As folhas são verde-cinza e cobertas por uma densa camada de pelos finos, curtos e encaracolados, que exigem uma lente de aumento para ser visto adequadamente, e que pode ser facilmente removido. As folhas perdem essa cobertura depois de vários anos.

As flores são esféricas, em foma de ovo, vistosas, com 7-9cm de diâmetro e de cor amarelo dourado. Elas normalmente são suportados em grupos de até três, às vezes individualmente. A floração ocorre no final do inverno até meados do verão.

Leucospermum conocarpodendron tem o crescimento relativamente lento e produz as primeiras flores no terceiro ano após a germinação.

Leucospermum conocarpodendron é endêmica na Península do Cabo, onde cresce em solos bem drenados, em encostas rochosas a 160m acima do nível do mar. Ele cresce principalmente em solos argilosos, com granito e xisto, mas também em solos arenosos com arenito. Seu habitat é muito ventoso, frio e úmido no inverno e quente e seco no verão.

O nome
conocarpodendron é uma combinação de três palavras gregas: konos, um cone; karpos, uma fruta, e dendron, o que significa árvore com frutos em um cone.

As flores coloridas do gênero conocarpodendron são polinizadas por pássaros.

Leucospermum conocarpodendron é bastante resistente ao fogo e é conhecido por sobreviver alguns incêndios, graças à sua altura e casca grossa. As plantas que sobreviveram a um incêndio desenvolvem uma forma de guarda-chuva, como os galhos mais baixos são queimadas, os novos galhos surgem a partir da parte superior da planta.

Sementes de muitas espécies de fynbos são conhecidas pela sua longevidade e por manter sua viabilidade por cerca de 80 anos no solo, embora hajam relatos de germinação de sementes com cerca de 200 anos, entre elas, o Leucospermum conocarpodendron. A longevidade da semente do Leucospermum é provavelmente devido ao fato de que as sementes têm uma camada impermeável ao oxigênio, o que impede a germinação e retarda o processo de envelhecimento.

Esta espécie pode ser cultivada como um arbusto de jardim, fornecendo um belo contraste com sua folhagem cinza e as flores com cores vibrantes, que florescem no início da primavera até meados do verão. Também é uma bela flor de corte.

Leucospermum conocarpodendron é bastante fácil de cutivar, pois tolera solos mais pesados e com mais nutrientes, ao contrário de outras espécies do gênero. No entanto, o solo deve ter boa drenagem. Exige uma posição ensolarada com circulação de ar livre, solo ácido, bem drenado e sem adição de fertilizantes. A adubação é feita com uma expessa camada de composto orgãnico aplicado no outono e na primavera. Fertilizantes de liberação lenta podem ser utilizados, mas evite fertilizantes com alto teor de fósforo (P).
Em geral necessitam de fogo para que as suas sementes possam germinar (ou então no caso daquelas espécies cujos frutos permanecem fechados, o fogo provoca a abertura dos folículos e as sementes são libertas). Por isso, foi criado o Smoke Primer, que simula esta ação da natureza e você poderá semeá-las na sua casa.

http://d-fl.in/link/NnRG37Q

Nenhum comentário:

Postar um comentário