terça-feira, 23 de junho de 2015

Leucospermum praecox


Leucospermum praecox
Família: Proteaceae
Nome comum: Almofadinha de alfinete
Leucospermum praecox é um arbusto arredondado e robusto, cresce até 2-3 m de altura e 4 m de largura. É espesso e tem um hábito ereto. O tronco pode chegar a 80 mm de diâmetro.
As flores do Leucospermum praecox são em forma de uma almofadinha de alfinete, floresce a partir do outono e durante todo inverno e são muito atraentes.
As folhas são ovais e sobrepostas. Elas são densas, macias e aveludadas quando jovens, com uma aparência esbranquiçada e fundo verde, este “pelos” protegem do sol forte, impedindo que elas sequem e de serem comidas por predadores. Depois de um ano, os pelos desaparecem e as folhas tornam-se rígidas, lisas e lisas, desenvolvendo uma camada de cera. As pontas das folhas tem o formato de dentes.

São muito floríferos, às vezes chegam a ter até 4 flores na ponta de cada ramo. A floração ocorre entre outubro e março. As flores medem 6cm de diâmetro e tem um formato esférico. Os botões de flores são de cor amarelo a verde limão, e a medida que se abrem tornam-se mais escuros com coloração amarelo e laranja. Depois que as flores são polinizadas elas começam a envelhecer e algumas partes da flor começam a ficar vermelhas.
Esta espécie está ameaçada devido a expansão agrícola em seu habitat natural.

Habitat: Leucospermum praecox ocorre entre Albertinia e Mossel Bay. Cresce em solo com areia branca a uma altitude de 0-250m.

Curiosidades:
Praecox significa precoce ou prematuro, recebeu este nome devido ao florescimento precoce.

As flores são polinizadas por pássaros.

Leucospermum praecox é cultivada como planta de jardim e também indicado como flor de corte.
Em geral necessitam de fogo para que as suas sementes possam germinar (ou então no caso daquelas espécies cujos frutos permanecem fechados, o fogo provoca a abertura dos folículos e as sementes são libertas). Por isso, foi criado o Smoke Primer, que simula esta ação da natureza e você poderá semeá-las na sua casa.


http://d-fl.in/link/BCcr7pJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário