segunda-feira, 22 de junho de 2015

Leucospermum cuneiforme

Família: Proteaceae
 Nomes comuns: Almofadinha de alfinete
Leucospermum cuneiforme é um arbusto robusto com 1,5-2 m de altura, mas pode atingir até 3 m. Os ramos na base da planta são cobertos com verrugas e pústulas - esta é uma característica única e um identificador desta espécie. As folhas são coriáceas, verde, sem pêlos, em forma de cunha (cuneiforme), com 30-10 dentes. As flores são são grandes, ovais, com 5-9cm de largura. As flores são produzidas nas pontas dos galhos, geralmente única, ocasionalmente, em grupos de 2 ou 3. A cor das flores varia de amarelo e laranja, ou vermelho nas pontas, e muitos são bicolores (amarelo e laranja). Florsce em qualquer época do ano, mas o período de floração principal é primavera ao fim do verão.
 Leucospermum cuneiforme é extremamente resistente ao fogo. Em caso de incêndio as partes acima do solo são queimadas, mas a base do tronco sobrevive e produz caules múltiplos. Plantas que nunca foram queimados desenvolvem uma única haste principal e um hábito de árvore.

As flores coloridas são polinizadas por pássaros, que são atraídos pela flor em busca de néctar e suas cabeças e pescoço entra em contato com o pólen. As flores também são visitadas por abelhas e besouros, mas eles não entram em contato com o pólen e não fazem a polinização.


Leucospermum cuneiforme pode ser cultivado como um arbusto de jadim, muito decorativo, e é excelente para flores de corte.

http://d-fl.in/link/mtQSZ4t

Nenhum comentário:

Postar um comentário